Exercício e Diabetes
- Marcelo M Pereira
- 12 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
Quando não tratada adequadamente, causa doenças, tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Esta doença está aumentando em taxas alarmantes - 62% desde 1990 - e 17 milhões de americanos são diabéticos hoje. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes. Segundo uma projeção internacional, a população de doentes diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica.
A atividade física pode aumentar o gasto calórico, que como consequência pode aumentar a perda de peso e ajudar a prevenir e/ou controlar diversas doenças. Perder peso pode aumentar a sensibilidade à insulina e o açúcar no sangue além de melhorar os níveis de colesterol e reduzir a pressão arterial - os quais são muito importantes para a saúde das pessoas com diabetes.
Em um estudo publicado em uma importante revista anual de medicina,(Frank Hu, MD)da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriram que uma rápida caminhada de uma hora por dia pode reduzir o risco de diabetes tipo II em 34%.

Comments