Mens sana in corpore sano
- Marcelo M Pereira
- 14 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Amplamente estudada na graduação da faculdade de Educação Física, essa famosa frase que em uma simples tradução quer dizer “Mente saudável em um corpo saudável” retrata uma preocupação do homem com o corpo e suas interações e importância do psique.

O corpo é como uma sinfonia, precisa funcionar como uma orquestra bem ensaiada. Cada sistema deve tocar sua parte corretamente e no tempo exato, ou haverá barulho e caos.
Este mecanismo tem relação direta com tudo o que no corpo devolve para nós. É por isso que a rotina é tão necessária. Os atos da vida que repetimos diariamente precisam ser automatizados. Eles devem se tornar hábitos estáveis e confiáveis, assim eles perdem sua complexidade e ganham previsibilidade e simplicidade.
Uma vez criado a habito da atividade física, conseguimos obter um “pay back” de endorfina que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade; são neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Este é fundamental para prevenir a uma doença que vem se alastrando nos cidades, a depressão. Veja, a ansiedade e a depressão não podem ser tratadas facilmente se a pessoa tiver uma rotina diária imprevisível, portanto, por ser um potente libertador de endorfinas o exercício físico é altamente eficaz, e quando é moderado e regular, descontrai o corpo e ativa o sistema imunitário.
Gerencie seu tempo, organize sua rotina, adquira este habito. Seu corpo e sua mente agradecem, afinal “Mens sana in corpore sano” !!!
Hozzászólások