O exercício promove o caos no seu corpo !
- Marcelo M Pereira
- 22 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Os treinamentos esportivos influenciados pela frequência, duração e, particularmente, pela intensidade do programa além é claro, do genótipo de cada indivíduo. Criam um tripé interessante em uma espiral positiva metabólica, neurológica e espiritual.
A fisiologia do exercício amplamente nos apresenta variações e beneficies. Respostas na interação de actina e miosina, ciclos de Krebs e Cori, mitose e apoptose, mitocôndrias, sínteses proteicas, endorfina e adrenalina, hormônios tireoidianos, etc ... Neste contexto, encontramos sempre um padrão de estimulo e resposta, caos e ordem.

O caos e a ordem são dois dos elementos mais fundamentais da experiência vivida – duas das subdivisões mais básicas do próprio Ser¹. Entendendo que nosso corpo sempre busca a ordem, propor o caos através do exercício quebrando a homeostase, “obriga” o corpo a encontrar uma resposta e assim, reestabelecer a ordem como super-compensação. Todo este esforço realizado, municia o corpo com ferramentas “anti-caos” (por exemplo, o sistema imunológico), o que cria uma capacidade de absorção de informações e estímulos, e de respostas rápidas a tais, plenamente efetivos ao tripé da espiral positiva.
Metabólico - Temos uma aceleração das oxidações e alimentação dos sistemas corporais, melhora a logística de entrega de nutrientes e aumenta as interações dos sistemas.
Neurológico – Entenda que, há um aumento na produção de hormônios, estes nos incentivam em realizações rotineiras, motivando pensamentos positivos e sensações de prazer e auto estima.
Espirituais – Veja, sua vida é o que você é em um nível mais profundo. A vida é a soma dos comportamentos, atitudes e mentalidades internas.² Realizar, superar e conquistar através do exercício, podem dar a você o poder de ajudar, melhorar ou mudar a situação de vida a qualquer momento.
Neste tripé em espiral positiva; metabólica, neurológica e espiritual; muitas coisas começam a fazer sentido quando entendemos conscientemente o corpo desta maneira. Seu corpo e alma se alinham com seu intelecto em uma atrativa propriocepção. Caos e ordem, estimulo e resposta se tornam parte fundamental e consciente em sua vida.
Dominar essa dualidade fundamental é ser equilibrado e viver de forma saudável.
“Ter uma vida extraordinária é uma questão de promover melhorias diárias e contínuas nas áreas que mais importam” – ROBIN SHARMA
¹Jordan B Peterson – 12 regras para a vida
²Hal Elrod – O milagre da manhã
Comments