Prevenir sempre será o melhor remédio
- Marcelo M Pereira
- 18 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

Dor nas costas é uma das queixas mais frequentes da humanidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa de suas vidas, que uma vez tratando, mais de 50% dos pacientes melhoram após 1 semana; 90% após 8 semanas; e apenas 5% continuam apresentando os sintomas por mais de 6 meses ou apresentam alguma incapacidade.
A ergonomia é um dos fatores chave para tais problemas, umas vez que, ao colocarmos em nossa rotina, hábitos de movimentos e compensações, realizamos esforços repetitivos desequilibrados que se tornam gatilho para desencadear problemas nas articulações mais sobrecarregadas e menos fortalecidas, normalmente nas costas.
A coluna vertebral é uma complexa rede de nervos, articulações, músculos, tendões e ligamentos, e todos são capazes de produzir dor, pois é através destes que correm todos os nervosos sensitivos principais de nosso corpo. Grandes nervos que se originam na coluna e vão para as pernas e braços. Estes podem espalhar dor para as extremidades e assim, incluir outros sintomas de dor, como fraqueza, dormência ou formigamento.
O bom de toda esta história, é que sem medicamento algum, as dores nas costas podem ser controladas e/ou evitadas com um programa de treinamento que inclui o fortalecimento muscular localizado, com musculação, flexibilidade e mobilidade. Além é claro de um acompanhamento profissional colocando durante a atividade a importância da propriocepção para as devidas execuções. Ter boa postura e um abdômen forte são a melhor defesa do organismo contra a dor nas costas.
Prevenir sempre será o melhor remédio. Mantenha uma vida ativa !!! Faça exercícios !!!
Comments